Celebre suas conquistas
Edgar Amorim, facilitador DiSC e coach executivo, da Amorizar Pessoas
No início deste mês aconteceu a cerimônia de colação de grau do meu filho. Naquele momento lembrei de uma frase de um professor do meu MBA, doutor em economia e filosofia. Ele dizia: “para cada turma que finaliza um curso deveria haver uma comemoração em cada esquina”.
Independentemente de qualquer situação, o esforço para a conquista do saber, e o próprio saber, têm imenso valor. Porém, nem sempre são valorizados e muitas vezes são desprezados.
Talvez porque o saber não garanta recursos para sobrevivência ou talvez porque muitas pessoas não têm a disposição para realizar o esforço necessário para adquirir o saber.
A vida é feita de ciclos e a conclusão de um curso, principalmente superior, representa a coroação de anos de esforço. Comemorar vai muito além de uma festa; é um marco de conquista pessoal e um momento de preparação para o próximo ciclo da vida. É uma injeção de confiança na autoestima de quem conclui o curso. A confiança adquirida nesses momentos é uma ferramenta valiosa para a construção de carreiras bem-sucedidas e realizações pessoais.
A sociedade deveria se orgulhar muito dos estudantes que concluem seus cursos e apoiar aqueles que têm dificuldades para terminar. O saber dá muito trabalho e por isso celebrar é essencial.
Se hoje a humanidade tem inúmeras facilidades tecnológicas em várias áreas, devemos agradecer ao esforço de muita gente que estudou, pesquisou e desenvolveu soluções que possibilitam uma vida melhor e mais longa.
Celebre sua faculdade, celebre sua certificação, celebre sempre.
Ah, e para quem ficou curioso, meu filho se formou em Engenharia de Telecomunicações na Unicamp – Universidade de Campinas.
Sucesso!