Armazenamento
Foto: Pixabay

Armazenamento definido por software

  A SUSE, focada em software open source, anunciou a versão 5.5 do seu sistema de armazenamento definido por software SUSE Enterprise Storage.

  O sistema utiliza uma solução inteligente baseada na tecnologia Ceph, que permite que as organizações de TI transformem a infraestrutura de armazenamento corporativo e reduzam custos, com escalabilidade ilimitada.

  A nova versão recebeu melhorias de desempenho, estabilidade e gerenciamento, incluindo aprimoramentos na interface de gerenciamento, openATTIC e integração com o OpenStack.

  O SUSE Enterprise Storage 5.5 oferece um ambiente de storage resiliente em um único cluster de armazenamento definido por software que apresenta: armazenamento de blocos; objetos; e um sistema de arquivos clusterizado, o CephFS. É ideal para armazenamento em massa, conformidade, arquivamento, proteção de dados, recuperação de desastres, aplicativos de arquivos com alto volume de dados e de big data e armazenamento HPC, em nuvem e em máquinas virtuais.

  Suporta o protocolo CIFS/Samba em produção para o Ceph, expandindo ainda mais a capacidade do sistema para o atendimento de ambientes diferentes de Linux, especialmente o Windows. A versão 5.5 pode ser implantada em Ceph heterogêneas (RBD e CephFS não-SUSE) e conta com módulo de segurança AppArmor do kernel Linux e capacidade de notificar os clientes de eventos que são predeterminados e/ou configurados pelos usuários.