Distribuidor interno óptico
Foto: Divulgação

Distribuidor interno óptico

  A Família F2X, da Fibracem, é composta por um DIO – distribuidor interno óptico completo, ou seja, com conectores, adaptadores e pigtails, além de cordões duplex de interligação. Os cordões possuem o diâmetro externo de 2 milímetros cada e são justapostos no formato de um oito. Os conectores, os modelos e os tipos de polimento são definidos na hora da compra pelo consumidor.

  Na compra de algum produto da linha F2X o cliente recebe o DIO e os cordões de conexão escolhidos na mesma embalagem.

  A empresa também lançou um DIO para data centers que permite uma alta concentração de terminações ópticas em pouco espaço. Segundo a empresa, o produto tem acesso diferenciado aos adaptadores e conectores dos cordões de manobra. A abertura de 180° da tampa de proteção possibilita que os equipamentos sejam interligados de maneira rápida, facilitando a manutenção, o remanejamento ou a substituição de equipamentos ou mudanças de rota.

  O produto tem capacidade para acomodar e terminar até 72 fibras em 1U com o uso de conectores LC. Também é possível o uso de conectores SC, porém nesta aplicação a capacidade diminui para 36 terminações devido ao tamanho maior destes conectores. Permite a utilização de cabos internos e externos, do tipo loose, tight ou multicordão, além do uso de conectores tipo MPO para 24 fibras, com terminação em conectores tipo LC.