Entrega de conteúdo
Foto: Pixabay

Entrega de conteúdo

  A CenturyLink anunciou um acordo global com a Streamroot, um provedor de soluções peer-to-peer que podem ser utilizadas em conjunto com a rede de entrega de conteúdo (CDN) da companhia. Chamada de CenturyLink CDN Mesh Delivery, a plataforma aproveita uma rede em malha baseada em software para administrar facilmente cargas de tráfego em pico.

  A plataforma origina conteúdo de vídeo de forma inteligente tanto a partir de uma CDN quanto de uma rede em malha de dispositivos assistindo ao mesmo stream.  Isto permite uma rápida escalabilidade e resiliência, mesmo em mercados de difícil alcance.

  A CDN Mesh Delivery é ideal para plataformas OTT, para escalar a entrega de séries populares e serviços de “catch-up TV” com eficiência de custos; fazer o streaming de canais lineares, como campeonatos e eventos ao vivo; e para emissoras e produtores de conteúdo que precisam estar preparados para picos imprevisíveis de tráfego.

  Em 2018, a CDN da CenturyLink entregou aproximadamente 42.8 exabytes de dados e respondeu a 74.4 trilhões de pedidos por conteúdo, como vídeos ou fotos, globalmente. Também constatou um crescimento de pico de tráfego ano após ano (de 15.75 Tbps em 2017 para 27.98 Tbps em 2018). Fornece ainda mais de 40 Tbps de capacidade total de borda em seis continentes, em mais de 100 principais cidades, e oferece 60 petabytes de armazenamento.

  A Streamroot entregou mais de 7 bilhões de sessões de vídeo globalmente em 2018 e administra mais de 300 milhões de conexões peer por dia.