Banda C
Foto: Divulgação

Mitigação de interferência 5G nos sistemas satelitais em Banda C

  A Comba acaba de desenvolver uma solução capaz de mitigar a interferência da tecnologia 5G na recepção do sinal de TV via satélite em Banda C, garantindo, assim, a convivência eficiente entre os sistemas IMT 3.5 GHz e a Banda C (sistema profissional – FSS).

  A solução é composta por filtros que atendem as faixas de frequências de 3700-4200MHz e, quando instalados corretamente nos sistemas de satélite, eliminam a interferência e melhoram o sinal de recepção no sistema de televisão TVRO – Television Receive-Only.

  Um dos modelos de filtro inclusive já é integrado com um LNB – Low Noise Block, que tem como objetivo de amplificar e converter uma larga banda de frequências para compensar a perda de sinal associada ao cabo coaxial, típico em frequências relativamente altas.

  A Comba é uma empresa global que desenvolve infraestrutura e soluções para telefonia fixa e móvel. Seu portfólio inclui mais de 300 produtos, como sistemas para otimização de redes sem fio, subsistemas, antenas de estações radiobase e sistemas de transmissão e acesso sem fio. A empresa conta com um escritório em São Paulo, que atende a região da América Latina e Caribe.