redes elétricas inteligentes
Foto: Pixabay

Redes elétricas inteligentes

  A TIM, em parceria com a M2M Telemetria, oferece uma solução de telegestão remota de luminárias LED para iluminação pública. O serviço utiliza a tecnologia padrão NB-IoT para a transmissão de dados e a rede 4G da operadora no Brasil.

  Entre as funcionalidades oferecidas estão a leitura do real consumo de energia e a capacidade de dimerização (aumentar ou diminuir a intensidade de uma luminária).

  A solução permite ainda o acompanhamento, em tempo real, do desempenho de toda uma rede implementada, a partir da transmissão e recebimento de dados enviados por um controlador independente instalado nas luminárias, composto por termômetro, sensor de luminosidade, microprocessador, memória e eSIM.

  Além disso, com o sistema ‘NOX Smart Lighting’ é possível transmitir e receber informações e comandos para acender ou apagar uma ou um conjunto de luminárias, de dimerização, de identificação de comportamentos e predição de defeitos, além de processamento inteligente de dados com rotinas de avaliação de operação e controle do consumo de energia.