A era dos robôs: O que vem por aí?
Prof.ª e Dra. Alessandra Montini
A pandemia foi um divisor de águas para o setor da tecnologia e se tornou uma necessidade inerente em todas as esferas da sociedade. Atualmente, é imprescindível que pessoas, empresas e todos os setores do mundo dos negócios coloquem a tecnologia e a inovação no centro de tudo. Não viveremos mais sem ela.
Segundo uma recente pesquisa da IDC, o investimento em transformação digital seguirá crescendo a uma taxa anual de 15,5% até 2023. Com isso, ainda em 2022, 70% das empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais.
Vale destacar que quando a crise sanitária começou, o foco era apenas migrar nosso mundo físico para o ambiente online. Fizemos isso sem nenhum planejamento. Fomos dormir e acordamos em outra dimensão. Agora, em 2022, a tecnologia será usada para manter tudo o que conquistamos nesse período só que de uma maneira bem melhor e organizada.
Veremos as empresas apostarem cada vez mais em tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada. Ambas já eram tendências, mas ganharam ainda mais protagonismo no período de isolamento. Muitas empresas do varejo vão apostar nessas ferramentas para tornar as compras online mais experienciais e eficientes.
Além disso, você já deve ter percebido que tem usado com maior frequência a busca por voz, certo? Pois é, e isso continuará e se intensificará ainda mais nos próximos anos. As compras por voz devem atingir US$ 40 bilhões em 2022 e, em 2024, haverá 8,4 bilhões desses aparelhos no mundo todo, segundo estimativas.
No entanto, a menina dos olhos será a inteligência artificial, de acordo com a pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2022 e Além: um estudo Global do IEEE”, do IEEE – Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, que ouviu a opinião de 350 diretores de tecnologia, de informação e de TI do Brasil, EUA, Reino Unido, China e Índia.
No levantamento, a IA e aprendizado de máquina foram apontados como os principais destaques tecnológicos por um em cada cinco especialistas (21%). E, 95% concordam que a inteligência artificial conduzirá a maior parte da inovação em quase todos os setores da indústria nos próximos cinco anos.
Os três setores mais impactados pela inteligência artificial, em 2021, foram o setor de serviços financeiros (54%), seguido por entretenimento (48%) e manufatura (44%). Para 64% deles, o crescimento tecnológico será incontrolável e 48% acreditam que, nos próximos 10 anos, metade ou mais do que é feito por humanos será aprimorado por robôs.
Nada de filmes de ficção científica. O que a pesquisa mostra é que a nossa realidade será mais robotizada do que nunca. Viveremos e trabalharemos com as máquinas e elas serão essenciais em nosso cotidiano, seja no trabalho remoto ou presencial, em casa, durante as viagens, passeio ou até mesmo durante uma experiência de compra.
Chegamos ao futuro! Se você ainda não acreditava que a era dos robôs chegaria, saiba que eles já estão por toda parte no nosso dia a dia. Eles serão responsáveis por uma nova onde de inovação e definirão o rumo do mundo que conhecemos. Ficou curioso? Eu também fiquei, mas estou pronta para lidar com tudo isso.