câmera dome fixa
Foto: Divulgação

Câmera dome fixa com inteligência artificial e deep learning

  A Axis Communications lançou a câmera dome fixa AXIS P3255-LVE, com plataforma para análises baseadas em IA – inteligência artificial e aprendizado profundo (deep learning). A câmera IP conta com chipset duplo que cumpre com a tarefa de classificar até mesmo objetos altamente granulados e cheios de nuances.

  O segredo por trás dos recursos de classificação de objetos baseados em IA do equipamento é a combinação entre o chip duplo e o chip ARTPEC-7, patenteado pela companhia, com uma DLPU – unidade de processamento de aprendizado profundo. O hardware de alto desempenho também permite utilizar aplicativos de terceiros, personalizados e baseados em IA.

  O chipset duplo permite que o Axis Object Analytics pré-instalado detecte e classifique pessoas ou veículos, além de distinguir entre diferentes modelos, como carros, ônibus, caminhões, bicicletas e motocicletas. A dupla função garante a capacidade de executar análises na câmera (localmente), possibilitando um sistema mais rápido e escalável.

  Com processamento em tempo real, o dispositivo inclui recursos de lightfinder 2.0, WDR forense, optimizedIR. Este último garante imagens nítidas e sem brilho na escuridão completa, sem a necessidade de iluminação adicional.

  A câmera externa com classificação IK10 possui um recurso de segurança aprimorado para impedir o acesso não autorizado e preservar o sistema. Oferece qualidade de imagem em resolução HDTV 1080p.