rede convergente 4G/5G
Foto: Freepik - Rawpixel

Plataforma de core de rede convergente 4G/5G

  Batizada de “C2n”, a nova plataforma de core de rede convergente 4G/5G do CPQD é voltada ao mercado de redes privativas e serviços FWA – Fixed Wireless Access, ou acesso fixo sem fio. A solução amplia a conectividade dessas redes, oferecendo maior flexibilidade para cobrir grandes áreas – como, por exemplo, fazendas, complexos industriais, instituições de saúde, centros de distribuição, etc. – e habilitando todo o potencial de uso de IoT – Internet das coisas.

  A plataforma, que atende redes 4G e 5G, é uma solução completa de simples implantação e operação, com uma gestão orientada à segurança e usabilidade. Segundo Luiz Spera, gerente de estratégia de mercado telecom do CPQD, a solução é flexível, agnóstica e modular, que não depende de fornecedores específicos ou de uma infraestrutura de TI muito pesada. Além disso, ela é escalável, podendo ser redimensionada rapidamente, no caso de aumento do número de acessos.

  Todo o gerenciamento da rede pode ser realizado remotamente (em nuvem), com controle local centralizado e recursos de configuração, de modo a proporcionar mais agilidade na criação de novos serviços e na gestão dos indicadores (KPIs).