Vulnerabilidade e teste de intrusão
Foto: Pixabay

Vulnerabilidade e teste de intrusão

  A Embratel apresentou os novos serviços de segurança, Embratel Análise de Vulnerabilidade e Teste de Intrusão (PenTest). A oferta permite a identificação, análise e correção dos pontos de riscos da infraestrutura e de aplicações das instituições financeiras, que podem colocar em risco a proteção de dados corporativos e informações de clientes. O portfólio é indicado para bancos, seguradoras, empresas de crédito e provedoras de serviços de financiamento.

  Os serviços podem ser adquiridos em módulos. No primeiro momento, a análise de vulnerabilidade permite a identificação, análise e classificação de falhas e vulnerabilidades de sistemas pré-designados pelo cliente.

  Os especialistas em segurança da Embratel, também conhecidos como Ethical Hackers (‘hackers do bem’), avaliam os níveis de segurança para encontrar pontos de risco nos sistemas, nas redes corporativas e até nos aplicativos móveis utilizados pelos clientes do setor financeiro. Essa análise é feita por meio de ferramentas automatizadas que irão mapear e gerar dados sobre as vulnerabilidades das organizações.

  A partir do trabalho de consultoria da Embratel, são fornecidos diversos relatórios com informações importantes sobre a segurança das empresas, como o impacto das vulnerabilidades identificadas e recomendações de ações para mitigação dos riscos, em caso de ataques ou falhas.

  A solução de análise de vulnerabilidade possibilita constatar a eficiência dos dispositivos de segurança dos clientes, validando se eles podem ou não identificar e deter um ataque. Permite também a certificação do cumprimento das políticas de segurança da organização, em relação a usuários, processos e tecnologias utilizadas.

  Já o teste de intrusão é realizado de acordo com a necessidade das companhias. Os especialistas da Embratel realizam a testes de sistemas para identificar áreas sem proteção, riscos nas aplicações e até níveis internos de proteção, uma vez que metade das invasões acontece por erro de funcionários ou por atitudes mal-intencionadas. Aplicativos web e móveis (apps) são avaliados para melhoria da segurança.

  A utilização periódica dos novos serviços da Embratel mitiga riscos e ajuda as empresas financeiras a protegerem seus principais ativos. Os serviços já estão sendo comercializados.